21 de out. de 2009

Grupo Quá!

Um dos objetivos do Festival Marreco e do Coletivo Peleja é gerar ações que tenha perspectivas de continuidade, regularidade e sustentabilidade. Através da Oficina "Laboratório de Criação e Improvisação em Música", ministrada por Dani Magalhães(bacharelando em regência pela UFMG e ex militante da cultura patense), que desde a primeira edição do Festival, o grupo que vem acompanahndo e participando desta oficina resolveu não parar por aí, e fundaram o então chamado "Grupo Quá", para dar continuidade no trabalho iniciado no Festival.

O grupo Quá trabalha a criação musical sem distinção de estilos, ou aperfeiçoamentos técnicos relacionados à improvisação simplesmente. Mas, sobretudo ao tratamento da música como linguagem, sua difusão em, e através de um grupo, e as possibilidades que daí partem para o desenvolvimento da percepção musical; da criação espontânea; e/ou da escuta em suas múltiplas nuances que seja.

O grupo encontra - se semanalmente, às terças feiras, 19:30h, no Espaço Peleja, e abre espaço para quem quiser participar.

O quê: Grupo de improvisação musical Quá!
Onde: Espaço Peleja, R. Teófilo Otoni, 109 - Centro - Patos de Minas MG (esq. com r. Juca Mandu).
Dia: Terças Feiras às 19:30h.
Quanto: De graça - 0800 - free.
Info: 34 9228 8017

*Grupo Quá!

20 de out. de 2009

O que é o Peleja?

Coletivo Peleja
Patos de Minas/MG


A Associação Peleja – Criação Cultural é formada por um grupo de artistas, de ambientalistas e sociólogos de Patos de Minas, divididos em setores específicos, que atuam na área cultural e sócio-ambiental, promovendo desde 2008, ações dentro do âmbito das artes integradas, com dedicação e seriedade na produção e execução de seus trabalhos. O Peleja é vinculado ao movimento nacional "Circuito Fora do Eixo", rede de trabalhos que estimula a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos.


Principais ações:
Festival Marreco de Cultura Independente

O Festival Marreco tem como proposta oferecer oportunidade aos artistas locais, e aos músicos do circuito independente, para exporem seus trabalhos autorais dentro de um espaço que proporciona a conexão de profissionais de várias áreas em diversas linguagens da cultura.

As diferentes programações e estímulos culturais desenvolvem e contribuem para a formação do público e para educação cultural da sociedade de Patos de Minas e região.

O Festival Marreco oferece oficinas e palestras, com o intuito de atingir metas de aproximação da arte com o cotidiano da sociedade, e desta maneira o Festival leva até as escolas da rede de ensino municipal e estadual um trabalho de troca entre educação e cultura.

A ação educativa que se estende às escolas e ao público em geral, tem o intuito de proporcionar conteúdo crítico e estético, levando informações de diversas linguagens artísticas que contemplem o universo das crianças, adolescentes e adultos.


Programa Arbom-Livre
O "Arbom-Livre" é um programa que simboliza o início de ações sócio-ambientais e educativas dentro dos projetos realizados pelo Coletivo Peleja. O “Arbom-livre” tem como referência o projeto conhecido mundialmente como “Carbom-free”, que objetiva contabilizar e compensar as emissões do GEE (gases efeito estufa – CO2, Metano, etc...)
No Festival Marreco, em 2008, contabilizou a emissão de aproximadamente 5,8 toneladas de CO2. A compensação ocorreu por meio do plantio de 40 mudas em área de nascentes. O momento do plantio envolve a comunidade e proporciona espaço de reflexão sobre o indivíduo como ator na realidade em crise que o cerca.


Coletivo de Moda
O Coletivo de Moda do Peleja, ainda em processo de estruturação, está sendo criado para fortalecer uma manifestação nova de estilistas e marcas independentes, com o intuito de agregar aos outros coletivos já existentes para uma maior difusão das atuais criações. A moda, querendo ou não, transforma e influencia a vida contemporânea. Além de vestir, abrigar, resolver, enfeitar, expressar, esconder, seduzir, significar...



















Equipe:
Ciro Nunes: Coordenação/Comunicação
Vane Pimentel: Produção
Mara Porto: Gestão Cultural
Alan Girardeli: Produção musical
Maíra Ferrari: Gestão Ambiental
Eduardo de Deus: Sonorização
Adriano Correa: Audiovisual
Gabriela Guimarães: Produção de Moda
Yara Papala: Produção de Moda

Links e Contatos:

http://www.coletivopeleja.blogspot.com/ (blog)
www.youtube.com/user/TVPeleja (WEBTV Peleja)
www.coletivopeleja@gmail.com
ciroflauta@gmail.com
(34) 9228 – 8017

R. Teófilo Otoni,109 Centro 38700-056 Patos de Minas - MG

1 de out. de 2009

Cobertura Festival Marreco 2009

A TVPeleja trás a cobertura completa de todo Festival Marreco, confiram!

Dia 20 (shows, intervenções, feira cultural)
Local: Parque Municipal do Mocambo




Dia 14 a 19 (oficinas e debates)
Local: Unipam