14 de jan. de 2010

Fórum Cultural de Patos de Minas

Fórum Cultural de Patos de Minas



Apresentação:

A Associação Peleja, propõe para a cidade de Patos de Minas a implementação de um Fórum Cultural para a mobilização de um espaço de articulação, intervenção, troca de experiências, reflexões, diálogos e debates; buscando construir alternativas para as políticas culturais do município, envolvendo a sociedade local, associações culturais, artistas, gestores e produtores culturais e outras instâncias do governo municipal.
Seu fundamento é o direito da sociedade na participação, reestruturação e na implementação de ações culturais, bem como a fomentação de um circuito cultural para a cidade de Patos de Minas, entendida de forma ampla, respeitando à diversidade cultural.

P R O G R A M A Ç Ã O:


DATA: 23/01/2010 LOCAL: Auditório do Hotel HZ HORÁRIO: 15h00min.

14h30 - Credenciamento.
15h15 - Apresentação artística.
15h30 - Formação da mesa e falas.
16h00 - Apresentação da Associação Peleja .
16h20 - Leitura do relatório da Conferência Municipal de Cultura .
16h40 - Palestra sobre o Circuito Fora do Eixo e Implementação do Fórum Cultural por: Talles Lopes ( Uberlândia ) e por Pablo Capilé ( Cuiabá ).
17h30 - Café.
17h45 - Apresentação do que é o Conselho Municipal de Cultura
18h20 - Apresentação do Fundo Municipal de Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
19h00 - Abertura para Debate final e Propostas.
19h40 - Encaminhamento para o próximo encontro do Fórum.
21h00 - Encerramento.

E AINDA:

Cine Debate Arbom-Livre - 24 de Janeiro 2010 às 18h - Anfiteatro do CDL
R. Dores do Indaiá,17
Filme: “Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá” – Uma Proposta Libertária para estes Dias Tumultuados
Diretor: Sílvio Tendler
Ano: 2006

Imperdível!!!




Vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, categoria júri popular, em 2006, o filme tem como eixo condutor um registro precioso: a última entrevista de um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX, o geógrafo Milton Santos que critica o modelo de globalização perversa vigente no mundo, que ele chama de globalitarismo, sistema econômico que provoca a concentração de riqueza entre os ricos e que distribui mais pobrezas para os desfavorecidos. Analisando as contradições e os paradoxos deste modelo econômico e cultural, ele enxergou a possibilidade de construção de uma outra realidade, mais justa, apresentando um prognóstico otimista sobre o futuro da humanidade.

Milton Santos (1926-2001) recebeu 12 títulos de doutor honoris causa de respeitadas universidades estrangeiras, publicou mais de 40 livros e foi o único estudioso fora do mundo anglo-saxão a receber o que pode ser considerado o Nobel da Geografia. Alguns fragmentos de seu pensamento: “O homem se descobre como indivíduo e inicia a mecanização do Planeta, armando-se de novos instrumentos para poder dominá-lo. A natureza artificializada marca uma grande mudança na história da natureza humana” e “O que é transmitido à maioria da humanidade é, de fato, uma informação manipulada que, em lugar de esclarecer, confunde”.

2 comentários:

CCRB disse...

Geente! vamo comentar nos blog! ..ninguém comenta porraa! ...a parada de sábado vai c massa, caraleo! rsrsrs! "que raiva!"
comenta nos blog porra! vamo movimentar a cenaaaaaaa! rsrsrs!

Anônimo disse...

Realmente o forum foi muito bom mesmo,
bastante esclaredor.
O Circuito Fora do Eixo é demais!
Parabens Peleja!